Qualidade de vida é possível!

Falta de tempo, obrigações financeiras, família, trabalho, stress...

Por onde anda a sua qualidade de vida? As responsabilidades e cobranças do mundo moderno têm dominado o dia-a-dia das pessoas e, cada vez mais, sente-se a necessidade de um olhar para a qualidade de vida dos indivíduos. Várias são as ofertas com este tema: alimentação saudável, cuidados com o corpo, lazer, segurança... mas a qualidade de vida estaria em apenas um destes fatores ou na integração de múltiplos deles? Hoje sabemos que ela está relacionada a uma visão holística do homem, isto é, uma visão do homem considerando os diversos fenômenos que o compõem. Qualidade de vida consiste na “percepção do indivíduo sobre sua posição na vida, no contexto da cultura e do sistema de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações.” (Whoqol Group, 1998, citado por Limongi-França 2007).

Assim sendo, a melhor forma de trazer “qualidade” à sua “vida” é fazer, inicialmente, uma reflexão acerca da vida. Sim! Reflita sobre a sua vida, seus valores, suas paixões e necessidades. O que te faria feliz agora? O que te traria bem-estar? Qual(is) a(s) paixão(ões) da sua vida? Você já refletiu sobre o sentido da sua vida? Viver com qualidade e bem-estar é a meta de muitos, mas um objetivo alcançado apenas por aqueles que, em primeiro lugar, aceitam o desafio de tentar. E esse tentar envolve, inicialmente um olhar para si próprio: seus hábitos atuais, anseios e paixões.

Muitos são os programas de qualidade de vida oferecidos por admiráveis empresas, consultorias e entidades de promoção de saúde. Mas tais programas só terão o sucesso desejado se as pessoas a ele aderirem. E, para isso, é necessário um olhar para si e vontade de mudar. “A saúde requer mudança de estilo de vida” (Limongi-França, 2007). Todo processo de mudança envolve reflexão, escolhas e força de vontade. E mudanças individuais envolvem, principalmente, um olhar para dentro de si.

O auto-conhecimento é essencial nos processos de mudança. Busque seus ideais, sonhos, objetivos que ficaram para trás. Olhe para o aqui e agora, não deixando de planejar o futuro. Avalie seus hábitos alimentares, atividades físicas e cuidados médicos. Reflita sobre suas emoções, relacionamentos, angústias e anseios. Observe suas relações sociais e olhe para a sua atividade profissional.

A vida está aí para ser vivida. O passo para a mudança só pode ser dado por você. Pense nisso... porque afinal, qualidade de vida é possível!

Autor
LÍVIA DUARTE TEIXEIRA
Lívia Duarte Teixeira é Psicóloga Organizacional, Especialista em Gestão da Qualidade de Vida no Trabalho pela FIA-USP.

Referências Bibliográficas
LIMONGI-FRANÇA, A. C. Qualidade de vida no trabalho – QVT: Conceitos e práticas nas empresas da sociedade pós-industrial. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2007.

Palavras chave: qualidade de vida, bem-estar, saúde, sentido da vida, auto-conhecimento.


 

 

Voltar
  © Copyright 2011 - Lunardi Psicologia
Website desenvolvido por Dataprisma Comunicação Interativa